English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified English Portuguese Japanese Spain Italian Chinese Simplified

Início do conteúdo Sarkozy se reúne com papa para aliviar tensão por ciganos

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, se reuniu na sexta-feira com o papa Bento 16 no Vaticano para estreitar as relações com os líderes católicos que criticaram a expulsão de imigrantes ciganos da França.

Sarkozy pareceu tenso antes do encontro com o papa, mas se mostrou mais relaxado após o diálogo, que durou pouco mais de meia hora e se concentrou em temas internacionais, de acordo com um comunicado do Vaticano.

A visita, organizada a pedido do mandatário, aconteceu depois que o governo francês recebeu duras críticas dos bispos católicos pela retirada, em agosto, de vários acampamentos ilegais de ciganos e a repatriação a força de centenas de imigrantes deste grupo étnico.

Nesse mês, o pontífice fez uma aparente referência à perseguição contra os ciganos durante um sermão no qual começou a falar em francês para pedir "que a diversidade humana seja aceita".

Depois da reunião de sexta-feira, Sarkozy visitou brevemente a Basílica de São Pedro e a capela de Santa Petronilla, uma mártir cristã venerada pela Igreja na França, onde o cardeal Jean-Louis Tauran pediu "uma oração para o país".

Não houve nenhuma declaração pública sobre a controvérsia em torno do tema dos ciganos, mas a oração do cardeal incluiu um pedido "para dar as boas vindas aos perseguidos e aos imigrantes".

Foi a primeira vez que um presidente francês participou de uma cerimônia deste estilo desde o início da Quinta República, em 1958.

Fonte: [Estadão]
Nota: Não estou admirado que a posição quanto aos Ciganos expulsos, pois é de seu interesse que eles sejam bem quistos para que essa imagem de intolerância religiosa não se agregue a Igreja Católica; Já basta os casos de pedofilia. O que me chama a atenção é o interesse do Vaticano para com os outros países, sua gana por formar aliança com muitos países a fora. O que buscam? União das igrejas? Limpar o seu nome? Seria tão relevante assim para o Vaticano o bem destes grupos peregrinos no caso os ciganos? O que é certo, e afirmar que a igreja vem tentando massificar sobre seu regime o apoio político de muitos líderes políticos e desta forma almejar seus objectivos, mais que objectivos seriam esses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...