English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified English Portuguese Japanese Spain Italian Chinese Simplified

Início do conteúdo Vaticano diz que orientação sobre camisinhas vale para homens e mulheres

Livro de entrevistas foi lançado nesta terça-feira em Roma

O Vaticano esclareceu nesta terça-feira as declarações feitas recentemente pelo papa Bento 16 sobre o uso de camisinha ser aceitável "em certas situações" afirmando que a utilização de preservativos para evitar o HIV pode ser um "ato de responsabilidade" tanto para homens como para mulheres

Em comentários divulgados no último sábado, o pontífice havia afirmado que, no caso de homens que se prostituem, por exemplo, o uso de proteção seria "um ato de responsabilidade moral", ainda que as camisinhas "não sejam realmente o caminho para lidar com o mal da infecção pelo HIV".

No entanto, nesta terça-feira, o Vaticano afirmou que os comentários de Bento 16 se referem a atividades sexuais envolvendo homens ou mulheres.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, perguntou ao papa se suas observações podem ser aplicadas apenas a homens, e o pontífice afirmou que não importa, o importante é levar a vida da outra pessoa em consideração.

Segundo o correspondente da BBC em Roma, David Willey, que participou nesta terça-feira do lançamento do livro onde estão as declarações do papa, Federico Lombardi disse a jornalistas que Bento 16 aprovou pessoalmente o texto do livro.

A obra, sem lançamento previsto no Brasil, se chama Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times ("Luz do Mundo: o Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos", em tradução livre) consiste de uma série de seis entrevistas de uma hora que ele concedeu a um jornalista alemão.

Distanciamento

Nas edições em inglês e alemão do novo livro, Bento 16, em seu comentário sobre o uso de camisinha, se refere apenas a homens que se prostituem. Na edição em italiano, o papa se refere a mulheres que se prostituem.

Segundo David Willey, Lombardi explicou que o pontífice quis dizer que não importa se a pessoa é homem, mulher ou transexual, o que importa é que, no combate à Aids, todos têm de levar em conta a vida do parceiro.

Lombardi também afirmou que o papa queria usar uma linguagem mais coloquial, que todos pudessem entender.

De acordo com o correspondente da BBC, o novo livro de entrevistas marca um distanciamento radical no discurso tradicionalmente usado por Bento 16.

Nunca antes o papa havia falado abertamente sobre alguém "se atirando na cama com alguém que conheceu aleatoriamente".

A edição em italiano do novo livro do papa tem uma tradução mais abrangente

Bento 16 fez este comentário em resposta a uma questão que citou a atriz de Hollywood Raquel Welch, que afirmou que o surgimento da pílula anticoncepcional há 50 anos levou à prática sexual sem responsabilidade e ao enfraquecimento do casamento e da família.

O livro também mostra algumas informações sobre o cotidiano do pontífice e de como ele passa os poucos momentos livres que tem em sua agenda.

Nas entrevistas, Bento 16 falou que segue os noticiários na televisão e, algumas vezes, assiste a DVDs durante a noite, junto com seus secretários e com as freiras que cozinham e limpam sua residência. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: [BBC, Estadão]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...