English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified English Portuguese Japanese Spain Italian Chinese Simplified

Línguas Estranhas, um dom Divino ou Satânico?

Ouça o que disse Robert J. MacDonald discursando para os fidei-comissários, dirigentes e delegados da septuagésima sétima convenção atual Espíritas:
“Um dos mais recentes fenômenos observados no campo da religião é o interesse pela glossolalia (dom de línguas estranhas), que já atinge as igrejas protestantes tradicionais... Quando o espiritismo moderno surgiu, em 1848, muitos médiuns de então o experimentaram o fenômeno, e até hoje ele segue manifestando-se em certa extensão, em nosso meio.”
The Summmit, 07 Uderstanding” (O clímax da compreensão pessoal Espiritual), novembro de 1964.

Segundo Ellen G. White, “A influência dessas reuniões, porém, não é benéfica. Ao passar o auge do sentimento, essas pessoas imergem mais fundo que antes da reunião, pois sua satisfação não proveio da devida fonte... Entregam-se a sentimentos desordenados e produzem sons ininteligíveis, a que chamam o dom de línguas, e certa classe parece encantada com essas estranhas manifestações. Reina entre essa classe um espírito estranho, que subjuga e passa por cima de quem quer que os reprove. O Espírito de Deus não está nessa obra e não acompanha a tais obreiros. Eles têm outro espírito.” Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 161 e 163.

O DOM DE LÍNGUAS tem sido mal compreendido pelos sinceros irmãos da atualidade. Há quem afirme que os que não falam “línguas estranhas” são crentes incompletos, cristão de segunda classe.
Asseguram que outros que, a única prova de não terem sidos batizados com o espírito santo é falar “línguas estranhas”.
A BIBLIA apresenta diversas pessoas que recebem o Espírito santo, contudo não falam “línguas estranhas”. Ei-las:
Os samaritanos......................................... Atos 8:15-17
João batista............................................... Lucas 1:15
Maria, a mãe de Jesus............................... Lucas 1:35
Isabel, Prima da virgem Maria.................. Lucas 1:41
Zacarias, pai de João Batista...................... Atos 6:1-7
Os sete diáconos da Igreja Apostólica....... Atos 6:5; 7:55


OBSERVE: Paulo e barnabé receberam a imposição de mãos, foram separados para a Obra da Evangelização e batizados com o Espírito Santo; todavia não falam “línguas” (Atos 13: 2-3). Jesus Cristo, o Bendito Salvador, modelo Real para o cristão, de forma singular foi batizado pelo Espírito Santo, e, também não falou “línguas”. 3:22.

LÍNGUAS ESTRANHAS? CUIDADO!
O Dr. Tancredo Vilhena Sobrinho, pesquisador cristão, revela dois tipos de “línguas estranhas”, por ele ouvidas.
A primeira, no verão de 1944, em São Paulo, num templo pentecostal:

“Tabititi, tabititi, tabititi, maralá, maralá,
maralá, maralá. Siquiá, siquiá, siquiá.”


A segunda, em 1948, também em São Paulo, num Centro Espírita:

“Macatili, macatili, macatili ,izabu, izabu, izabu.
Macatili, macatili, lambantã, pororó, ciquidi.”

Revista Adventista, 10/76

Outro pesquisador cristão, Elemer Hasse, há três décadas ouviu entre os irmãos pentecostais, esta outra “língua estranha”:

“Laralaque, laque, laque! Lique, lique, Lique! Salaque,
Mamauá, meneasiri, si-sis-si-si-sisi. Cára, cá, cá, que!”

Luz Sobre Fenômeno Pentecostal, pág. 156.

Presentemente ouvem-se estas “línguas estranhas” entre os conversos Neo-Pentecostalistas. Eu as ouvi:

“Cantaialas, alarraias, raleluias ele cantaialas,
Glória cantaiala narraias laia lanarraias.

Terrade Cantarinamaia. Rimaracaxô select Manaios.”

Um querido irmão, egresso do candomblé, disse que lá se falam línguas idênticas, tremendamente semelhantes, e outro afirmou que “MANAIOS” é origem de outra palavra que quer dizer: árvore da mata. No candomblé, prosseguiu, MATA está muito Ligada com Exú, que é Satanás

Também ouvia “línguas estranhas” católicas. Ouça:

“Shalababalala... babalababala...
balabaiam... balabaiam... balabaiam...


Precioso irmão, “LINGUA” é um sistema de linguagem que os seres humanos dotados de inteligência se comunicam perfeitamente. O Dr. William Welmers, professor de línguas africanas da universidade da Califórnia (EUA), diz: “Até o presente, nenhum lingüista identificou qualquer emissão destes sons como qualquer língua real, que exista hoje, no passado ou no futuro.” These times, 4/70, p.11.
Amados, o Criador não é irracional. A língua humana é o elo de ligação com Deus que a criou e nos fez à sua própria imagem e semelhança.
Línguas que não contem substantivos, verbos, adjetivos nem outros componentes lógicos da comunicação humana, se não for desordem mental, é mais uma contrafação do diabo para enganar os sinceros.
As “línguas estranhas” faladas hoje nos movimentos Pentecostais e Católicos Carismáticos, nada tem em comum com as 3.000 línguas existentes na terra. Por conseguinte, valor nenhum possui para edificação inteligente a fé cristã. Aliás, Paulo o reconhece. Diz ele:

“... se eu for ter convosco falando em OUTRAS LÍNGUAS, em que vos aproveitará?... o entendimento fica sem fruto.” (1Cor. 14:6, 14)
“... porque falo em OUTRAS LÍNGUAS, mas do que todos vós... quero (porém) falar CINCO palavras em minha própria inteligência... do que DEZ MIL em línguas desconhecidas (estranhas),” (1cor. 14:18-9).
Paulo era um poliglota, isto é, falava fluentemente outros idiomas (LÍNGUAS DE OUTRAS NAÇÕES), por exemplo: Grego (Atos 21:37, 40); Hebraico (Atos 22:2); Aramaico e latim, certamente porque cursou nas melhores escolas judaicas e romanas, todavia jamais pregaria ou proferiria uma reação para um grupo de pessoas que não conhecesse sua linguagem, sem um tradutor. Valor nenhum teria! Como não tem mesmo, não é?

Jesus garantiu: “... em meu nome... falarão NOVAS LINGUAS” Marcos 16:17. Esta promessa foi feita após a comissão Evangélica: IDE! (Marcos 16:15). Jesus capacitaria seus discípulos para pregarem o evangelho a “toda a nação e tribo e língua e povo” (Apocalipse 14:6).
O PETENCOSTE foi a comprovação de que este dom é realmente a capacitação Divina para cumprir o IDE. Veja:

“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar NOUTRAS LÍNGUAS” (Atos 2:4)

Os discípulos, pelo poder do Espírito Santo, passaram a falar as línguas dos “partos, medos, elemitas”. Dos habitantes da “Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frigia, Panfília, Egito e Líbia. Romanos cretenses e Árabes” (Atos 2:9-11).
Estes estrangeiros, que estavam em Jerusalém para a festa a páscoa, maravilhados, testemunharam de que os discípulos não falaram palavras desconexas sem sentido, ao afirmarem:

“... todos os temos ouvido falar em nossas PRÓPIAS LINGUAS...” (Atos 2:11).

Glória a Deus! Aleluia! Que o Pai do céu o leve a considerar com carinho tudo isto. E se você quiser mais subsídios e resposta segura para 1Coríntios 14:2, Leia o nosso livro ASSIM DIZ O SENHOR.

Lorenço Gonzalez

Comentário; Alessandro Queiroz
Alguns afirmam que o falar de línguas estranhas está ligado intimamente ao trono de Deus, alegam que os demônios caídos, antes eram chamados de anjos, e que os anjos de Deus assim como os anjos caídos logicamente, falam a mesma língua (Dialeto). Porém vos digo, atentai irmãos, por um acaso é o Espírito Santo de Deus anjo para que fale em língua de anjo? Todavia eu vos digo queridos irmãos não creiais nesses espíritos, porque certamente procedem de satanás.

2 comentários:

  1. Olá Alessandro!
    Parabéns pelo blog amigo!
    Tudo de bom!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Márcio de Itaquaquecetuba-SP15 de maio de 2011 às 20:05

    Olá, Alessandro e Ana Cláudia
    Sou Adventista de São Paulo, Parabéns pelo
    seus Blog, se possível coloquem sermões, material para desbravadores, orientações sobre alimentação natural, conselhos, etc.
    Prof.Márcio- IASD de Itaquaquecetuba-SP

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for Blogger...